O acrônimo SEAS que dá nome ao Método de tratamento significa Exercícios Científicos na Abordagem da Escoliose. Atualmente o Método vem ganhando força, pois diversas pesquisas comparando seu efeito com outras formas de tratamento evidenciam a superioridade dos resultados ao se adotar o Método SEAS. Mas afinal o que é esta abordagem? Tratam-se de exercícios fisioterapêuticos específicos para escoliose que visam a auto-correção ativa tridimensional da deformidade. O Método foi criado na Itália pelos fisioterapeutas Michele Romano e Alessandra Negrini, ambos fazem parte do ISICO (Instituto Cientifico Italiano da Coluna Vertebral) e afirmam que o método é embasado em mais de 30 anos de prática clínica, resultados robustos e intensa e rigorosa pesquisa científica. Os principais objetivos desta abordagem são: reduzir a magnitude da curva escoliótica, controlar sua progressão, otimizar os resultados do uso de órteses (coletes), retardar a progressão da curva (para escolioses progressivas) e nos casos mais graves e avançados, preparar o paciente visando alcançar melhores resultados no tratamento cirúrgico. De qualquer forma, o método se mostra ainda mais eficaz quanto mais cedo for iniciado o tratamento. Já falamos, mas vale lembrar, que o diagnóstico e tratamento precoces ajudam a garantir maior êxito no tratamento conservador e com o métodos SEAS não é diferente. Até este ano a formação no Método somente era ofertada fora do país, mas devido aos esforços do Projeto Escoliose Brasil, um dos centros de excelência no tratamento conservador da escoliose, neste ano teremos a primeira turma a se formar no método em território nacional. O curso acontecerá no mês de julho na cidade maravilhosa. A inciativa de trazer a formação para o Brasil é mérito da fisioterapeuta Patrícia Ítalo Mentges, diretora do Projeto Escoliose Brasil sediado no Rio de Janeiro. O curso terá duração de 3 dias intensos de aprendizado neste primeiro módulo e será ministrado pelos próprios criadores do método vindos diretamente da Itália.
Isis Navarro é fisioterapeuta, Sócia do Consultório de Fisioterapia e Pilates (https://goo.gl/yJAGh6) e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência do Movimento Humano da UFRGS sendo pesquisadora convidada do grupo de pesquisa BIOMEC.
Tenho um amigo de renda baixa qye tem escoliose sabe se o sus ou algum medico pode ajudalo ja com 19 anos a voltar ao normal ou fazer uma cirurgia de coreçao sei ka ele sofre muito com isso e precisa de ajuda
ResponderExcluir